Home»Novidades»Notícias»Anvisa proíbe a Mefedrona que passa a ser droga ilícita

Anvisa proíbe a Mefedrona que passa a ser droga ilícita

Diretoria da Anvisa decidiu incluir a Mefedrona na lista de substâncias proscritas, portanto sua venda passa a ser proibida no país sendo considerada droga ilícita.
03/08/2011
Aumentar o texto

A medida entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), o que deve acontecer nos próximos dias.

Assim que a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa estiver publicada, a comercialização da Mefedrona passará a ser crime, com o mesmo tratamento dispensado às outras drogas ilícitas.

A decisão sobre o enquadramento da Mefedrona foi tomada durante a reunião semanal da Diretoria Colegiada da Anvisa na tarde desta terça-feira (2/8/2011). A decisão partiu de entendimentos mantidos entre a Anvisa e a Polícia Federal. A Mefedrona vinha sendo utilizada para a produção de uma droga sintética, capaz de provocar euforia, hipertensão e delírios. Além de levar seus usuários à condição de dependentes químicos em curto espaço de tempo.

Pelos dados da Polícia Federal, a nova droga sintética produzia nos dependentes químicos os mesmos efeitos da cocaína e do ecstasy. No Brasil, são consideradas drogas ilícitas aquelas listadas na Portaria 344/98. A mesma portaria também define quais são os medicamentos sujeitos ao controle especial, mais conhecidos como tarja preta.

Fonte: Portal Farmacêutico
Por: Ana Júlia Pinheiro Rodrigues / Imprensa 

Nenhum comentário encontrado para esta novidade. Aproveite e seja o primeiro!

Mais NotíciasVer todas
  • 17/11/2011
  • A conquista da longevidade.
  • Neste momento, há dezenas de centros de estudos espalhados pelo mundo buscando entender por que envelhecemos e como retardar esse processo.
© FBM Farma 2011 PrincipalTrabalhe ConoscoOuvidoriaFale Conosco